A ABRAFIT

A Associação Brasileira de Fisioterapia do Trabalho é uma entidade sem fins lucrativos, conveniada ao COFFITO pela RESOLUÇÃO COFFITO nº. 360, de 18 de dezembro de 2008, representante da especialidade profissional em Fisioterapia do Trabalho.

Instruções Normativas ABRAFIT

 

HISTÓRIA DA ABRAFIT

A Associação Brasileira de Fisioterapia do Trabalho é uma entidade de caráter cientifico que representa os Fisioterapeutas do Trabalho do Brasil em território nacional e internacional.

Fundada em 2006 através da fusão das duas entidades existentes (ANAFIT/SOBRAFIT), assinou convênio com o COFFITO através da Resolução 360/2008. A especialidade é reconhecida pelo COFFITO através da Resolução 351/2008 e é descrita na CBO – Classificação Brasileira de Ocupações do Ministério do Trabalho através do número 2236-60.

Fisioterapia do Trabalho: especialidade da Fisioterapia reconhecida pelo COFFITO desde 2008 e exercida pelo Fisioterapeuta do Trabalho. Atua dentro das empresas privadas e públicas de forma preventiva, terapêutica e realizando gestão de serviços em Saúde e Segurança do Trabalho. Entre suas principais atividades podemos destacar: implantação e gerenciamento de programas de Ergonomia, inclusão de PCDs nas empresas, Ambulatório de Fisioterapia do Trabalho, Ginástica Laboral, Análise Ergonômica do Trabalho e Assistência Técnica Judicial e também na Vigilância Sanitária e no SUS. Atua ainda como Perito em várias áreas da Justiça. Profissional imprescindível sempre que tratarmos sobre Saúde e Segurança do Trabalho.

DIRETORIA GESTÃO 2016 – 2020.

Presidente: Arquimedes Augusto Penha – MG
Vice-Presidente: Rodrigo Marçal Pereira – ES
Tesoureiro: Letícia de Oliveira Evangelista – DF
2º Tesoureiro: Wanderson Pinto Oliveira – RJ
Secretário: Diego Ribeiro Sobral – BA
2º Secretário: Rebeka Borba Gil Rodrigues – PE
Diretor Cientifico: Fábio Fajardo Canto – RJ
Diretor Administrativo: Ricardo Germano Efing – PR

CONSELHO CONSULTIVO:

Diogo Moreira – MG
Douglas Mota – SP
João Luiz Pandolphi – RN
Júlio Alberto Agante Fernandes – SP
Marcos Augusto Domaneschi – SP
Patrícia Ferreira Ramos – PR

CONSELHO FISCAL;

Iuraiqci da Silva Fonseca – AM
Marcio Miranda – SP
Lilian Mendez Rodriguez – BA

Pesquisa